Notícias

27 Fev 2019

JORNALISTA AMBIENTAL ANDRÉ TRIGUEIRO FARÁ PALESTRA EM ITAPEMA NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Inciativa da Conasa Águas de Itapema chama a atenção para a sustentabilidade do meio ambiente

JORNALISTA AMBIENTAL ANDRÉ TRIGUEIRO FARÁ PALESTRA EM ITAPEMA NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, a Conasa Águas de Itapema traz para a cidade o jornalista global André Trigueiro, especialista em jornalismo ambiental. Ele fará palestra aberta ao público sobre o tema ‘Gestão Sustentável da Água: Um desafio urgente’, às 19h30, no Itapema Beach Resort. A participação no evento é gratuita com inscrição prévia pelo site www.aguasdeitapema.com.br/palestra

A temática da palestra tem o objetivo de ampliar as discussões com a comunidade sobre os cuidados com o meio ambiente e a relevância da sustentabilidade ambiental para a qualidade de vida do cidadão. “O país campeão mundial de água doce é reconhecido internacionalmente pela abundância, mas não pela gestão inteligente desse precioso recurso. Estamos perdendo a guerra contra a poluição e o desperdício. Ainda há tempo de virar esse jogo”, afirmou Trigueiro.

Jornalista e pós-graduado em Gestão Ambiental, André Trigueiro é editor-chefe do programa Cidades e Soluções da Globo News e articulista da Folha de S.Paulo. É ainda professor de Geopolítica Ambiental na Universidade Federal do Rio de Janeiro e criador do curso de Jornalismo Ambiental na PUC-Rio. Possui vasta experiência em coberturas internacionais e na produção de reportagens e séries, principalmente sobre temas ligados ao meio ambiente e sustentabilidade, tendo recebido prêmios nacionais e internacionais pela qualidade e importância dos trabalhos que produz.

Saneamento em Itapema

Em quase 15 anos de atividade e com o aporte de investimentos superiores a R$ 166 milhões, a Conasa Águas de Itapema universalizou o abastecimento de água no município. A capacidade de produção total da cidade em todas as ETAs é hoje de quase 50 milhões de litros dia e a reservação de água tratada superior a 9 milhões de litros. As lagoas de reservação de água bruta construídas pela Companhia contam com capacidade de 290 milhões de litros, o que faz de Itapema ser autossuficiente durante todo o ano e nas temporadas de verão quando a cidade recebe população flutuante 10 vezes superior ao número de habitantes.

A coleta e o tratamento do esgoto, que não existiam em 2004 na chegada da Companhia, receberam investimentos em instalações de redes coletoras, interceptores, emissários e estações elevatórias, culminando com a construção da Estação de Tratamento de Esgoto em 2007. Hoje 74% do esgoto recebe tratamento, índice que avançará para 90% em 2020. Os investimentos realizados pela Companhia garantiram a melhoria crescente na qualidade de vida dos habitantes de Itapema e do meio ambiente, projetaram a cidade como destino turístico e impulsionaram a economia local.

Voltar para página de notícias

  • Compartilhe

  • Categoria

  • Tags