Notícias

21 Mar 2022

SEMANA DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA EM ITAPEMA ESTREIA COM PROGRAMAÇÃO LÚDICA

Eventos acontecem nas escolas até sexta e será aberto à comunidade no sábado

SEMANA DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA EM ITAPEMA ESTREIA COM PROGRAMAÇÃO LÚDICA

Os olhos atentos, vidrados na programação que conta história, mostram que as crianças se importam sim com assuntos do cotidiano, e estão curiosas e interessadas em aprender mais sobre o meio ambiente. Esta é a proposta da Semana do Dia Mundial da Água, que segue com agenda movimentada até sexta-feira em escolas municipais de Itapema, e no sábado com atividades abertas à comunidade, na Orla da Meia Praia e na Praça da Paz.

“Sabemos da importância de trabalhar desde cedo com as crianças as questões ligadas ao cuidado com a natureza, falar da relevância água, do saneamento, da atenção ao nosso rio, de não jogar lixo no rio. E fazer isso de uma forma lúdica amplia a assimilação do conhecimento. Mostrar que as ações são simples, desde que a gente comece dentro de casa e pratique fora de casa”, considera Alethéia Gomes Colla, diretora da escola Luiz Francisco Vieira, no bairro Ilhota.

Segundo ela, os alunos se divertiram enquanto aprenderam. “Eles ficaram bem felizes e agitados. E a gente entende essa euforia, porque estavam com saudades desse tipo de atividade, depois de dois anos de pandemia sem poder receber teatro na escola”, comentou, agradecendo a iniciativa da Conasa Águas de Itapema e Faaci- – Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema, e do apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico.

O primeiro dia de programação da Semana do Dia Mundial da Água envolveu cerca de 120 crianças e pré-adolescentes do quarto ao sexto ano, num momento de descontração, interação e novas descobertas. A agenda contou com a apresentação do projeto pelo biólogo Rodrigo Bicudo Merege, diretor de Educação Ambiental, Parques e Reservas da Faaci. E seguiu com a exibição de um vídeo sobre o trabalho essencial prestado pela Conasa no saneamento do município. A partir daí, o teatro de bonecos com a peça “Conta Gotas, História da Água”, da Companhia Khaos Cênica, ganhou o palco e divertiu a garotada.

“É muito fácil a gente abrir a torneira, puxar a descarga, tomar banho, e a água estar disponível. Mas de onde vem essa água e para onde ela vai? O grande objetivo desse trabalho é alertar a população em geral para essas questões – captação, tratamento da água, abastecimento e tratamento de esgoto - e trazer tudo isso para as crianças de uma forma leve, que elas possam se divertir e compartilhar o que aprenderam com a família” considerou o biólogo, destacando os materiais que estão sendo distribuídos pela Conasa como a cartilha sobre Caminhos da Água e os livrinhos de história sobre o meio ambiente para colorir.

A Semana do Dia Mundial da Água segue com atividades diárias em mais quatro escolas do município. No sábado o envolvimento é para a comunidade, com atração circense na Orla da Meia Praia e na Praça da Paz.

 

SERVIÇO:

Horários de apresentações nas escolas: 10h30 e 15h45

Dia 22 - Maria Linhares

Dia 23 - Oswaldo dos Reis

Dia 24 - Bento Eloi

Dia 25 - Francisco Vitor Alves

 

Apresentações abertas ao público

Dia 26 – 10 horas - Orla da Meia Praia

Dia 26 – 16 horas - Praça da Paz

Voltar para página de notícias

  • Compartilhe

  • Categoria

  • Tags