Notícias

02 Mar 2019

PARCERIA NEC E CONASA VIABILIZA MONITORAMENTO DA SEGURANÇA PÚBLICA POR MEIO DA REDE DE ILUMINAÇÃO

Projeto piloto instalado no município de Caraguatatuba/SP entra em pleno funcionamento até 20 de março com a operação de 10 câmeras de alta resolução

PARCERIA NEC E CONASA VIABILIZA MONITORAMENTO DA SEGURANÇA PÚBLICA POR MEIO DA REDE DE ILUMINAÇÃO

A parceria da japonesa NEC Corporation, uma das maiores do mundo na área de videomonitoramento, com o Grupo CONASA Infraestrutura está viabilizando a primeira experiência no Brasil de monitoramento da segurança pública por meio de câmeras de alta resolução instaladas em postes de iluminação, no município de Caraguatatuba/SP.

A cidade firmou com Urbeluz Energética, do Grupo CONASA Infraestrutura, uma das primeiras Parcerias Público-Privadas de iluminação pública no Brasil e a primeira do Estado de São Paulo, dando origem à Caraguá Luz que fará, até 2028, a administração e manutenção do parque de iluminação pública da cidade.

A Companhia, por meio de investimentos na instalação de mais de 20 mil luminárias com tecnologia LED, já proporcionou ao município a redução de 67% no consumo de energia elétrica, o que significa uma economia estimada em R$ 350 mil ao mês.

Deste montante, cerca 10 mil luminárias já contam com sistema de tele gestão. A totalidade deve ser alcançada até junho deste ano. Já o projeto piloto que traz para Caraguatatuba tecnologia japonesa, será inédito no monitoramento de segurança pública por meio da iluminação.

A Concessionária instalou dez câmeras de monitoramento de alta resolução nos postes de iluminação em pontos do município de grande concentração de pessoas e movimentos de veículos com o objetivo de auxiliar o município em questões de segurança pública, trânsito, monitoramento de veículos, reconhecimento facial e dados analíticos.

“Pelo projeto piloto também vamos identificar uma série de serviços que podem ser prestados ao município e à população como rede de banda larga, câmeras de monitoramento de alta resolução, sensores de ruídos e leitura de placas de veículos, por exemplo. Mas, neste primeiro momento estaremos focados em segura para sermos uma safe city antes de uma smarty city”, afirmou Pedro Vicente Iacovino, diretor da Caraguá Luz.

As câmaras, com zoom de aproximação de até 400 metros em tempo real, farão a identificação de pessoas através de biometria e de veículos por meio da leitura de placas. No caso dos veículos, o objetivo é identificar carros com circulação irregular como os roubados, por exemplo. Não tem a função de aplicação de multa de trânsito por velocidade ou estacionamento em local inadequado.

 

 

 

Voltar para página de notícias

  • Compartilhe

  • Categoria