Notícias

02 Jun 2021

NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE, CONASA ÁGUAS DE ITAPEMA FAZ O SONHO DE JOVEM ARTISTA VIRAR REALIDADE

Lucas Oliveira Stinghen Santos, 16 anos, contou com o apoio da Concessionária para publicar um livro de colorir sobre educação ambiental

NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE, CONASA ÁGUAS DE ITAPEMA FAZ O SONHO DE JOVEM ARTISTA VIRAR REALIDADE

“O meio ambiente está em perigo! ”, afirma o aluno do primeiro ano do Ensino Médio de Itapema que resolveu tomar uma atitude de alerta. Lucas Oliveira Stinghen Santos, ágil nos traços desde os quatro anos, imaginou a história infantil “Vamos economizar água, amiguinho? ” para trazer um alerta sobre a necessidade de se cuidar dos recursos hídricos. No livro, Lucas aborda o tema de forma lúdica e poética, ilustrada com desenhos para colorir.

Focado em levar a sua história para mais crianças, Lucas encontrou na Conasa Águas de Itapema o apoio que precisava para editar a publicação. “Ficou muito bom. Gostei da capa, do formato. Está bonito, agradável”, comentou. Ao todo, são 14 desenhos com os protagonistas Bárbara e Gabriel, crianças que aprenderam na escola a importância de racionalizar a água. E que levam para casa este conceito, fazendo com que toda a família converse sobre o assunto. “É a minha forma de ajudar, para o bem-estar do planeta”, sintetiza o jovem artista.

Autodidata, Lucas diz que começou a rabiscar sem pretensão e foi melhorando com o tempo. Ainda não se acha muito bom, mas criou um livro inteiro. Fez o roteiro, desenvolveu o enredo e ilustrou em preto e branco – para pintar. Diante da arte do adolescente, a Conasa Águas de Itapema assumiu o compromisso de imprimir para realizar o sonho do Lucas e levar conhecimento e informação para as famílias.

Lançamento na Semana do Meio Ambiente

O palco para o lançamento do livro não podia ser melhor. A obra está sendo destaque nas ações realizadas pela Faaci (Fundação Ambiental Área Costeira Itapema), com o apoio da Conasa Águas de Itapema, em escolas e comunidade para a comemoração da Semana do Meio Ambiente.

“Vamos economizar água, amiguinho? ” foi distribuído no Centro de Educação Infantil Maria Iracema Alexandre dos Santos, no bairro Morretes, dentro da programação Horta Feliz – projeto que contempla outros três núcleos infantis municipais, para ensinar as crianças a plantar verduras, temperos e ervas medicinais. E também será uma das atrações do evento que acontece no sábado, 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, na Biblioteca do Mercado Público. Neste dia, as pessoas poderão trocar livros por mudas de ervas medicinais, e ainda levar para casa o livrinho para colorir.

“Vimos uma oportunidade de incentivar o talento do Lucas e, ao mesmo tempo, reforçar a ideia da importância da preservação do meio ambiente”, comenta Denis Grassi, Superintendente de Operações da Conasa Águas de Itapema. Ele acentua que este é justamente o negócio da Companhia: “Esta é a nossa atividade, cuidar do meio ambiente. Não só entregamos água tratada, como coletamos esgoto, o tratamos devidamente e devolvemos ao meio ambiente de forma absolutamente adequada”.

Denis Grassi enfatiza que o meio ambiente é fundamental para a vida e a saúde de todos, e envolver as crianças nessa temática é fundamental. A opinião é compartilhada por Raphael Sargilo Saramento Voltolini, presidente da Faaci. “As crianças são as que ensinam educação ambiental aos pais, fazendo com que essas ações surtam bons efeitos. Por isso, essencial que projetos assim saiam do papel. E a Conasa Águas de Itapema é uma grande parceria. Reconhece a relevância e sempre colabora com os programas ambientais da Faaci”, finaliza Voltolini.

 

Voltar para página de notícias

  • Compartilhe

  • Categoria