Notícias

17 Mar 2023

NA SEMANA DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA, ALUNOS FARÃO VISITAS GUIADAS À ETA MORRETES

Cerca de 300 estudantes do 9º ano vão conhecer as etapas necessárias no preparo da água para consumo humano

NA SEMANA DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA, ALUNOS FARÃO VISITAS GUIADAS À ETA MORRETES

Para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, a Conasa Águas de Itapema vai receber cerca de 300 alunos de 9º ano de duas escolas da rede pública - Francisco Vitor Alves (Morretes) e Oswaldo de Oliveira (Várzea) - durante toda a semana, de 20 a 24 de março, para visitas guiadas na Estação de Tratamento de Água Morretes.

O projeto, denominado “O universo por trás da torneira” vai compartilhar com os alunos o caminho percorrido pela água, da captação à distribuição, passando por todas as etapas de tratamento que incluem coagulação, floculação, filtragem e desinfecção. Após os testes de qualidade, a água pura e pronta para consumo é armazenada em reservatórios espalhados pela cidade e distribuídas para a população por adutoras e redes.

“São várias as etapas necessárias para garantir o abastecimento da população e esse universo, que envolve o ciclo da água, acontece todos os dias, e está por trás do simples ato de abrir a torneira. Nas visitas vamos mostrar aos alunos o processo para o tratamento da água que inicia na captação e finaliza na distribuição, e os procedimentos que garantem qualidade para que a água esteja pronta para o consumo humano”, afirma Denis Grassi, superintendente de operações da Conasa Águas de Itapema.

A capacidade de produção da água tratada em Itapema é de quase 50 milhões de litros por dia, e a de reservação de mais de 9 milhões de litros. A cidade conta ainda com lagoas de reservação de água bruta com capacidade para 500 milhões de litros para abastecimento em períodos de alta demanda ou estiagem prolongada.

A iniciativa da Conasa Águas de Itapema está sendo realizada em parceria com a Faaci (Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema) e Secretaria Municipal de Educação.

Voltar para página de notícias

  • Compartilhe

  • Categoria

  • Tags