Notícias

02 Fev 2018

ITAPEMA ESTÁ ENTRE AS 10 CIDADES QUE MAIS GERARAM EMPREGOS EM 2017

Estudo do Instituto Trata Brasil mostra que o saneamento básico é capaz de aumentar a geração de empregos

ITAPEMA ESTÁ ENTRE AS 10 CIDADES QUE MAIS GERARAM EMPREGOS EM 2017

Com um saldo de 29.441 vagas, Santa Catarina foi o Estado que mais gerou empregos no país em 2017 de acordo com os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, divulgados no final de janeiro. E Itapema está entre as 10 cidades catarinenses (acima de 30 mil habitantes) com os maiores saldos de empregos gerados em 2017 (785).

Os números representam a diferença entre contratações e demissões de profissionais com carteira assinada. Os setores que mais se destacaram no Estado foram a indústria (12.443 vagas), serviços (11.163) e comércio (7.886).

De acordo com dados do estudo “Benefícios Econômicos e Saneamento Básico”, realizado pelo Instituto Trata Brasil, o saneamento básico é capaz de aumentar a geração de empregos, não apenas em postos de trabalho, mas também na diminuição de profissionais faltantes nas empresas devido a afastamentos por doenças gastrintestinais e outras derivadas da falta de serviços básicos de tratamento de água e esgoto.

Os ganhos advindos dos serviços de saneamento básico sobre a produtividade do trabalho equivalem, de acordo com o estudo do Instituto Trata Brasil, a um ganho de renda para o país de R$ 4,1 bilhões por ano. Em vinte anos, a estimativa é que o valor presente nos ganhos de produtividade deva atingir R$ 82,9 bilhões. “Somente o retorno desses recursos para os governos já representaria uma fonte expressiva para a expansão dos serviços de água e esgoto no Brasil”, reforça o estudo.

Além disso, o desenvolvimento do turismo como atividade econômica só se torna sustentável em regiões com abastecimento de água tratada e com coleta e tratamento de esgoto. A contaminação do meio ambiente por esgoto compromete o potencial turístico de uma região e os ganhos com o desenvolvimento das localidades, geração de emprego e renda.

Os recursos que vêm sendo aplicados pela Conasa – Águas de Itapema desde 2004 às necessárias e importantes melhorias nos sistemas de abastecimento de água e esgoto da cidade, beneficiaram Itapema com o melhor serviço de saneamento básico de Santa Catarina. Hoje, 100% dos moradores e visitantes recebem água tratada de qualidade e quase 80% da população fixa e flutuante é atendida pelo sistema de esgotamento sanitário.

Voltar para página de notícias

  • Compartilhe

  • Categoria

  • Tags