Notícias

15 Mar 2019

CONASA SANESALTO ESTIMULA RECICLAGEM DE ÓLEO DE COZINHA

Companhia faz campanha para receber óleo usado e transformá-lo em sabão

CONASA SANESALTO ESTIMULA RECICLAGEM DE ÓLEO DE COZINHA

O óleo de cozinha está entre os principais poluidores do meio ambiente a ponto de um litro chegar a contaminar 20 mil litros de água. Quando jogado no rio ou mares, o óleo flutua e impede a entrada de luz e oxigênio, exterminando muitas espécies de vida aquática. Quando jogado na terra, impede a penetração da água da chuva e destrói a vegetação. E quando despejado em ralos, entope o encanamento e causa extravasamento da rede de esgoto.

Para estimular a população de Salto a reciclar o óleo de cozinha e a não contaminar a natureza, a Conasa Sanesalto lançou uma campanha permanente para receber o óleo usado em garrafas pet e usá-lo para fabricar sabão ecológico, doando as barras para a comunidade.

“O nosso objetivo é conscientizar a população de que o óleo usado pode ser transformado em outro produto como o sabão. Para exemplificar, estamos produzindo sabão com o óleo já arrecadado e doando para a comunidade em uma embalagem com folheto explicativo da campanha. Mas, as próprias famílias podem fazer o sabão em casa. Assim, o óleo deixa de poluir a natureza e de trazer transtornos para a sociedade, além de significar ganho econômico para as famílias”, afirma Lia Dias, coordenadora da campanha.

A meta é ampliar a arrecadação e que mais pessoas entreguem o óleo usado na sede da Companhia, de segunda à sexta-feira, entre 8 e 17 horas. “Quanto mais óleo de cozinha usado for entregue pela população, mais sabão poderá ser produzido, mais pessoas serem beneficiadas e menos óleo de cozinha despejado no meio ambiente. A quantidade excedente de produto, que não for transformada em sabão pela Companhia, será entregue a uma cooperativa de reciclagem”, destaca Dias.

Voltar para página de notícias

  • Compartilhe

  • Categoria

  • Tags