Notícias

10 Jul 2019

CONASA ÁGUAS DE ITAPEMA COMEMORA 15 ANOS DE ATUAÇÃO

Concessão plena realizada em julho de 2004 impulsionou o saneamento básico na cidade. Números posicionam o município com destaque no Estado e no País

CONASA ÁGUAS DE ITAPEMA COMEMORA 15 ANOS DE ATUAÇÃO

Em 08 de julho de 2004 a Companhia Águas de Itapema começa sua atuação no município com o desafio de abastecer com água tratada e de qualidade toda a população fixa e flutuante que sofria com a falta de distribuição regular de água, principalmente durante as estações de veraneio, e de iniciar a implantação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, até então inexistente.

Com investimentos contínuos, técnicos e comprometidos com a gestão de qualidade das operações e do meio ambiente, a Companhia mudou a realidade de Itapema. A construção de Estações de Tratamento de Água, reservatórios e lagoas de reservação de água bruta resolveram os problemas com abastecimento e garantiram água tratada durante todo o ano a 100% da população.

O sistema de coleta e tratamento de esgoto foi sendo ampliado ano a ano e já atende, atualmente, a 74% da população do município. Neste ano, novos investimentos estão expandindo a rede coletora em mais 37 quilômetros, o que vai elevar o percentual de tratamento de esgoto a 90% em 2020. Os números mostram que o município caminha rumo à universalização do saneamento básico, sendo considerado destaque no setor não só em Santa Catariana, mas em todo o país.

Os investimentos, que já somaram R$ 166 milhões, e que estão sendo ampliados em mais R$ 100 milhões, trazem mais otimismo para as lideranças da cidade. Roderjan Diehl Volaco, empresário à frente do Grupo Roderjan, com atuação nas áreas de condomínio, contabilidade e consultoria, lembra dos benefícios imediatos trazidos pelos investimentos privados ao município. “Existe uma Itapema antes e outra depois da Conasa. Trabalho há 30 anos no setor de loteamento e condomínios e, na minha atividade, a falta de água e de tratamento de esgoto era latente e começava a impactar negativamente os negócios. Muitos condôminos estavam querendo vender seus imóveis que começavam a se desvalorizar. Quando foi anunciada a vinda da Conasa e dos investimentos privados para Itapema, tudo mudou”, afirmou.

Segundo ele, a satisfação dos empresários com a tendência de valorização imobiliária foi total. “Teríamos melhor qualidade de vida que, somada à localização geográfica privilegiada da cidade, traria o desenvolvimento. E isso foi tão certo que hoje Itapema se destaca em rankings estaduais e nacionais. A cidade teve a felicidade de ter a visão da concessão dos serviços e hoje a realidade é bem diferente, com evolução contínua na valorização dos investimentos. O saneamento básico é de fundamental importância para o desenvolvimento urbanístico e para a qualidade de vida da população”, destacou.

Os impactos positivos nos indicadores socioeconômicos do município também são reforçados por João Formento, presidente do Sinduscon Costa Esmeralda. “Os serviços de Águas de Itapema são essenciais para o município, considerando que uma cidade sem saneamento básico, sem tratamento de água, é uma cidade que pode apresentar graves problemas em saúde pública. Quando analisamos a importância da Companhia com todo o trabalho relatado, percebemos o quanto está diretamente relacionado à ascensão dos investimentos imobiliários. A partir do momento que o município tem tratamento de esgoto e abastecimento água a todas as pessoas, fica bem classificado em qualidade de vida. Imagina ir veranear num município onde não existe ou falta água, onde o esgoto corre a céu aberto e os índices de doenças são altos? Existe um problema global neste sentido. Por isso, o saneamento é muito importante e está refletindo diretamente na valorização dos imóveis no município”, salientou.

O presidente da Associação Empresarial de Itapema Rafael Roberto Ruthmann lembra o quanto o saneamento básico brasileiro ainda inspira cuidados. “Este está sendo um tema muito discutido no cotidiano e que conta com um investimento praticamente invisível na grande parte das cidades do Brasil. Graças à concessão, formada há 15 anos em nossa cidade, Itapema vai na contramão das estatísticas negativas de nosso país, não tendo falta de água, é atendida hoje com 74% do tratamento de esgoto e realiza obras para atender 90% até 2020, entrando assim para as 10 cidades com maior índice de tratamento de esgoto do país”, contextualiza.

Ruthmann enfatiza que Itapema foi o município que mais cresceu nos últimos anos em Santa Catarina. “Sem sombra de dúvida, o saneamento básico ajudou muito a atingir esta posição. O resultado da concessão fortaleceu a estrutura socioeconômica do município, trazendo os melhores resultados, com geração de empregos em todos os segmentos e, principalmente, entregando qualidade de vida para as pessoas que escolheram nossa cidade para investir, morar ou visitar”, destacou.

Transparência

Para Jaqueline Pacheco, vice-presidente da Associação de Moradores do Jardim Praia Mar e presidente do Conselho de Saúde do bairro, os investimentos realizados na cidade pela Conasa Águas de Itapema acabaram com o sofrimento de não ter água na torneira em anos seguidos na época do verão e não contar com água de qualidade no abastecimento da cidade. “Temos agora água com qualidade durante todo o ano. Avançamos muito no tratamento de esgoto e agora mais ainda com os investimentos no Praia Mar e Morretes, o que representa qualidade de vida e mais saúde pública”, ressaltou.

Jaqueline destacou ainda a proximidade com a Companhia como um dos ativos mais importantes na construção de benefícios aos moradores. “O que mais gosto na Conasa é o seu compromisso com a transparência. A equipe vem no bairro para conversar com as pessoas, tirar suas dúvidas e explicar o trabalho que está sendo realizado, o que possibilita a todos conhecer os benefícios que serão alcançados. É um trabalho de respeito à comunidade e mostra como a Companhia se preocupa com as pessoas. Os investimentos privados são importantes para o saneamento básico no Brasil e em Itapema vivemos no paraíso porque temos investimentos, e investimentos de qualidade”, sublinhou.

A falta de recursos aplicados e os problemas decorrentes no abastecimento em décadas passadas também foram lembrados pelo empresário Ivanor de Souza, presidente do Rotary Club Costas Verdes Mares. “Cheguei em Itapema em 1989 e acompanhei o crescimento da cidade que dobra sua população a cada 10 anos. Com base no boom da construção civil, imagino que a cidade chegará no final da década de 2020 com 200 mil habitantes. Participo ativamente dos movimentos sociais de Itapema e tínhamos problemas sérios com o abastecimento de água na cidade que, a cada ano, piorava. Três anos antes da chegada da Conasa, nas temporadas de verão, a população era abastecida por uma frota de caminhões pipa e pagava um valor alto pelo consumo”, afirmou.

De acordo com ele, as obras iniciadas de imediato pela Conasa, já em 2004, sinalizavam as mudanças. “O trabalho realizado vêm atendendo a contento a cidade e, há anos, não temos problemas de falta de água. Neste último verão, várias cidades do litoral ficaram sem água, ao contrário de Itapema. Só fica sem água o morador que não possui caixa d’água capaz de se adequar às possíveis diminuições de fluxo de água na rede, devido ao pico das temporadas que superam meio milhão de pessoas em um período de 20 dias”, enfatizou.

Os investimentos no tratamento de esgoto também foram destacados por Ivanor. “A Companhia continua investindo na cidade, agora com a ampliação do sistema de coleta de esgoto. As obras já estão acontecendo e vão ajudar a diminuir consideravelmente a poluição do Rio Pereque. A Conasa está cumprindo os prazos legais para a implantação das metas do Plano de Saneamento Básico e tenho certeza que a Companhia, com sua equipe técnica, irá continuar a atender às demandas, necessidades e anseios da população de Itapema com todo o crescimento previsto para os próximos anos”, sublinhou.

Voltar para página de notícias

  • Compartilhe

  • Categoria