Notícias

08 Jul 2021

CONASA ÁGUAS DE ITAPEMA: 17 ANOS INVESTINDO NO DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO

Itapema se destaca entre os municípios mais bem assistidos com distribuição de água potável e sistema de tratamento de esgoto

CONASA ÁGUAS DE ITAPEMA: 17 ANOS INVESTINDO NO DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO

A Conasa Águas de Itapema completa em julho 17 anos de investimentos no saneamento do município. Com índices acima da média nacional no abastecimento de água e no tratamento de esgoto, Itapema passou a atrair ainda mais negócios ao ponto de ser considerada, no ranking do mês de junho do portal FipeZap, o metro quadrado residencial mais valorizado do país.

Em 08 de julho de 2004 a Companhia Águas de Itapema começa sua atuação na cidade com o desafio de abastecer com água tratada e de qualidade toda a população fixa e flutuante que sofria com a falta de distribuição regular de água, principalmente durante as estações de veraneio, e de iniciar a implantação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, até então inexistente.

Com investimentos contínuos, técnicos e comprometidos com a gestão de qualidade das operações e do meio ambiente, a Companhia mudou a realidade de Itapema. A construção de Estações de Tratamento de Água, reservatórios e lagoas de reservação de água bruta resolveram os problemas com abastecimento e garantiram água tratada durante todo o ano a 100% da população urbana.

O sistema de coleta e tratamento de esgoto foi sendo ampliado ano a ano e já atende 90% da população do município. Os investimentos já somaram R$ 266 milhões. Para o sistema de esgoto foram recentemente construídas 37 km de rede coletora nos bairros Jardim Praia Mar e Morretes, e ampliada e modernizada a Estação de Tratamento de Esgoto Morretes.

O sistema de água ganhou no ano passado mais uma Estação de Tratamento com capacidade de produzir 125 litros por segundo e novos reservatórios de água tratada com capacidade de armazenagem de 7 milhões de litros, além da ampliação da reservação de água bruta em mais 200 milhões litros.

Posicionamento do município

Itapema se destaca entre os municípios mais bem assistidos com distribuição de água potável e sistema de tratamento de esgoto. Enquanto o índice de atendimento no Brasil é de 83,62% no setor de água tratada, Itapema atende 100% da sua população urbana. Com relação ao esgoto, apenas 53% dos brasileiros contam com este serviço. Itapema realiza o tratamento de 90% do esgoto coletado.

Este é um índice que poucos municípios no Brasil já alcançaram. Na região Sul, a parcela da população com coleta de esgoto é de 46,3%, percentual ainda mais baixo que a média nacional. E entre as 100 maiores cidades do país apenas um terço chega ou supera a marca dos 90% no tratamento de esgoto.

Os municípios com redes de abastecimento de água e tratamento de esgoto garantem saúde à população ao promover a redução de doenças, têm redução de mortalidade infantil e o índice de escolaridade maior, o que vai refletir num futuro mais produtivo.

Entre os benefícios econômicos, é significante o impacto positivo na valorização imobiliária, com forte reflexo no turismo. Em 2020, Itapema teve a segunda maior valorização imobiliária do país. Essa movimentação é sinônimo de maior fluxo na economia local, potencializando a geração de emprego, incentivo ao empreendedorismo e aumento na arrecadação pública.

Voltar para página de notícias

  • Compartilhe

  • Categoria